Dedé Santana

Quem é Dedé Santana?

Dedé Santana

Dedé Santana

Dedé Santana, nascido como Manfried Sant’Anna é um humorista brasileiro muito conhecido por sua atuação no programa “Os Trapalhões”, onde era companheiro de cena de Renato Aragão, o Didi, Mussum e Zacarias. Depois de muito tempo sem trabalhar com seu companheiro Renato Aragão, Dedé atualmente integra o programa dominical “Turma do Didi” da Rede Globo.

O humorista nasceu em meio ao circo, em sua primeira participação em um espetáculo circense ele tinha apenas três meses de vida. Ainda criança, ele e seu irmão Dino Santana formaram uma dupla, eram Maloca e Bonitão, que faziam muitas palhaçadas e fizeram muitas crianças rirem.

Em 1962, Dedé participou de seu primeiro filme, chamado “Rio à Noite”, na época ele ainda não fazia parte do grupo “Os Trapalhões”. Depois que o humorista conheceu Renato Aragão, logo eles se uniram com Mauro Faccio Gonçalvez, o Zacarias e Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum. O programa “Os Trapalhões” foi ao ar de 1977 até por volta de 1990.

O Trabalho em “Os Trapalhões”

Filmes

Filmes

O programa que ia ao ar aos domingos antes do Fantástico, mostrava diversos esquetes engraçadas sem conexão uma com a outra, mas que era um grande sucesso, considerado o maior fenômeno em audiência e popularidades do Brasil, o que rendeu ao programa a entrada no Guines Book, como sendo o programa de humor de maior duração em todo o mundo, ficando 30 anos no ar.

Mas não foi apenas na televisão que “Os Trapalhões” obtiveram grande sucesso, no cinema eles também deixaram sua marca, com 23 filmes, mais de 100 milhões de pessoas já viram a trupe de humoristas nas telonas. Eles possuem sete filmes na lista dos dez filmes mais assistidos do Brasil, são eles: “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão”, “Os Saltimbancos Trapalhões”, “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas”, “O Cinderelo Trapalhão”, “Os Trapalhões na Serra Pelada”, “O Casamento dos Trapalhões” e “Os Vagabundos Trapalhões”.

O Desentendimento com Renato Aragão

Humorista

Humorista

De 1990 a 1994, “Os Trapalhões sofreram duas grandes perdas, dos humoristas Zacarias e Mussum, depois disso Dedé e Renato Aragão tiveram muitos desentendimentos, e o grupo foi desfeito. Dedé passou a frequentar a Igreja Assembleia de Deus, depois que passou por alguns problemas de saúde.

No tempo em que esteve brigado com Renato Aragão, ele participou de programas de outras emissoras. Em 1999 ele foi um dos professores da “Escolinha do Barulho”, num formato que imitava o ântigo “Escolinha do Professor Raimundo” da Rede Globo.

Em 2004 Dedé participou do “Criança Esperança” da Rede Globo e se reconciliou com Renato Aragão. Mas essa data ainda não marcou a volta da dupla, um ano depois ele passou a apresentar o programa “Dedé e o Comando Maluco”, em uma associação entre o SBT e Beto Carreiro.

Em 2008, Dedé voltou à Rede Globo e mais uma vez divide a cena com o companheiro Renato Aragão no programa “Turma do Didi”.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *