Carreira
Herson Capri Freire, conhecido no meio artístico apenas por Herson Capri, é um ator brasileiro nascido no dia 8 de novembro de 1952 em Curitiba no Paraná.
Herson já fez de tudo que se possa imaginar no meio artístico. Ele já fez várias peças teatrais (mais de 33 peças), já trabalhou no cinema e na TV, já fez vários tipos de papeis – do moçinho ao vilão, e até já fez musicais onde teve que mostrar ao público mais um de seus talentos, o de cantor, na peça ‘’A Noviça Rebelde”.
Na TV, seu primeiro papel foi em 1975, quando tinha apenas 23 anos, na novela “Vila do Arco” – um romance baseado na história de “O Alienista” de Machado de Assis.
Outros trabalhos importantes em novelas foram: Guerra dos sexos (1983), Olho por olho (1988), Tieta (1989), Meu bem, meu mal (1990), Anos Rebeldes (1992), Tropicaliente (1994), e mais recentemente em Duas caras (2007) e Negócios da China (2008). Nesse ano de 2010, o ator fez o papel de Rei Lindolfo no especial de fim de ano da Globo “A princesa e o vagabundo”.
Totalizando na TV, uma quantia de 39 trabalho. E 13 trabalhos no cinema, sendo o mais recente deles o papel no filme “Quanto vale ou é por quilo?” (2006).
Família e casamentos
Seu primeiro casamento foi com Márcia. Da união, nasceu sua primeira filha chamada Laura (22 anos).
Casou-se uma segunda vez com Marta Rocha, concebendo seu filho Pedro (19 anos).
Atualmente está casado com a médica Susana Garcia. E mais dois filhos para sua vida: Lucas (3 anos) e mais uma menina.
Vida
Hoje em dia, tenta aproveitar ao máximo a vida que ele leva, pois há mais de um ano venceu um câncer que tomou o seu pulmão esquerdo, sendo que, na maioria dos casos, esse tipo de câncer mata em 90% das vezes, sendo curado somente se descoberto antes dos sintomas aparecerem.
Em entrevistas, Herson afirmou que fumava cigarro por quase 30 anos e que também era um usuário ‘’controlado’’ de maconha.
Ele descobriu que tinha o câncer de maneira inusitada, enquanto fazia exames de rotina antes de ser submetido a uma cirurgia de lipoaspiração. Logo após a descoberta, o ator foi operado para retirada do nódulo no pulmão. A comemoração pela recuperação inesperada – pois o ator pensou que poderia morrer e ter pouco tempo de vida – foi na Europa com a mulher, onde tiveram uma segunda lua – de – mel e brindaram o recomeço da vida.
Hoje em dia, ele tem uma vida normal e muito mais saudável. Faz exercícios regularmente e mantém uma boa alimentação. Herson realmente passou a ter mais apreço pela vida.
O ator, que já se considerava muito carinhoso e amoroso com a família e amigos, agora vivencia em dobro a tão importante presença daqueles que estiveram presentes nos seus momentos de luta contra o câncer.