Com 72 anos, John Joseph Nicholson, mais conhecido como Jack Nicholson, sem dúvida alguma, é uma das maiores lendas vivas do cinema, com um cativante jeito de ser, gosta de aceitar tanto grandes projetos, como transformar projetos mais acanhados, de baixa estrutura orçamentária e fazê-los grandes sucessos.
Uma História Curiosa
Foi abandonado ainda criança pelo pai a foi criado pela sua avó – com quem acreditou piamente que era a mãe, só descobrindo anos mais tarde, quando a Time decidiu investigar sua vida é que ele descobriu que, na verdade, quem ele pensou a vida inteira ser sua irmã mais velha é que era a sua mãe!
Fã dos Lakers
Jack Nicholson é um fanático pelo Los Angeles Lakers, daqueles de carteirinha mesmo, e todos sabem que qualquer compromisso de agenda dele deve respeitar os jogos do seu time na Liga, pois não deixa de ir a nnenhum dos jogos do Lakers em Los Angeles.
A Lenda
Dono de um talento inquestionável, Jack Nicholson tem enorme facilidade para atuar em qualquer tipo, desde um lunático querendo matar a família quanto a um velho aposentado na tranquilidade dessa fase da vida. Premiadíssimo, recebeu doze indicações ao Oscar como melhor ator, levando a estatueta em três oportunidades, sendo indicado para o Oscar em todas as décadas desde que começou a atuar, nos anos 60 / 70 / 80 / 90 e 2000, fato inédito que lhe rende sem margens o título de maior nome da cerimônia. Some-se a isso quinze indicações para o Globo de Ouro, vencendo seis edições e mais um prêmio Cecil B. Mille por todo o conjunto da sua obra.
Carreira em Holywood
Quando completou o segundo grau, foi para Holywood e de lá nunca mais voltou. Entrou humildemente como office-boy do MGM Studios e passou por momentos difíceis em vários empregos até conseguir seu primeiro papel no cinema, como o bandido Jimmy Wallace no filme The Cry Baby Killer, de 1958. A fama chegou através de um caminho torto, em 1969 ele deixou de participar no filme Bonnie & Clyde para ir trabalhar no longa experimental Sem destino, como coadjuvante, no papel de um advogado alcoólatra chamado George Hanson – o papel lhe valeu a primeira indicação ao Oscar.
Sempre dizem que quem tem talento tem sorte e ela nunca abandonou Jack. A primeira palma de Cannes que ganhou foi com um trabalho no filme A última missão, tendoi rejeitado o papel principal em Golpe de Mestre. Depois, fez testes para trabalhar em o Poderoso Chefão, mas não foi, enquanto estavam se consagrando Dustin Hoffman e Al Pacinno, e frustou o sonho de trabalhar com Marlon Brando. Sonho este que se realizou apenas em 1977, com Duelo de Gigantes. Bons diretores sempre estiveram no caminho de Jack, com Stanley Kubrick fez o pouco provável O Iluminado ser o grande sucesso, mesmo sem Ter um grande orçamento e com todos dizendo que foi o pior filme de Kubrick. Quem já o viu de perto, sabe que é um homem extremamente simples, apesar de toda sua fama. Será que com tanto carisma, alguém consegue se entregar?
Joseph John “Jack” Nicholson, nascido em 22 de abril de 1937 é um ator, produtor e escritor norte-americano. Ele é famoso por seus personagens neuróticos. Nicholson foi indicado ao Oscar doze vezes. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator por duas vezes, para “One Flew Over a Cuckoo’s Nest” e “Melhor é Impossível”.
Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme de 1983 “Laços de Ternura”. Ele também é um dos dois únicos atores indicados a um Oscar pela atuação em cada década desde os anos 1960 a 2000. Ele ganhou sete Globos de Ouro, e recebeu um Kennedy Center Honor, em 2001.
Em 1994, ele se tornou um dos atores mais jovens a receber o Life American Film Institute’s Achievement Award. Filmes notáveis em que ele atuou incluem: Easy Rider, Five Easy Pieces, One Flew Over Cuckoo’s Nest, O Iluminado, Laços de Ternura, Batman, entre outros.