Nascido em junho de 1952 Liam Neeson é um ator do norte da Irlanda. O ator é de familia pobre, e desde os quinze anos trabalhava.
Se interessou pela carreira de ator e em 1976 se inscreveu na companhia de teatro de Belfast. Em 1981 foi convidado para interpretar um papel em “Excalibur” e a partir dai começou a ser chamado para participar de filmes e seriados. Confira as fotos do ator!
O ator irlandês, Liam John Neeson, nasceu no dia 7 do mês de junho do ano de 1952, na cidade de Ballymena, no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Atualmente, o ator reside na cidade de Nova York, Estados Unidos. Liam Neeson é irlandês, mas se naturalizou britânico e americano.
No ano de 1976, Liam começou a fazer teatro no Lyric Players ‘Theatre, na cidade de Belfest, onde ficou dois anos. No ano de 1981, Liam Neeson participou do filme “Excalibur”. Do ano de 1982 até o ano de 1987, o ator integrou o elenco de cinco filmes. No ano de 1984, Liam atuou ao lado de Anthony Hopkins, e de Mel Gibson no filme “The Bounty”.
No ano de 1986, o ator trabalhou ao lado de Robert De Niro, e do ator Jeremy Irons no filme “The Mission”. No filme “Next Of Kin” do ano de 1989, Neeson atuou ao lado do ator Patrick Swayze.
Começo de Uma Carreira de Destaque
No ano de 1993, o ator se destacou ao estrelar Oscar Schindler, no filme “Schindler’s List”. A partir daí, Liam Neeson fez vários outros filmes, como “Nell”, um drama, do ano de 1994.
Em 1996, ele participou do filme “Michael Collins”. Participou também do filme “Les Miserables”, do diretor Victor Hugo. Em 1999, ele atuou na ópera “Star Wars: Ep 1 – O Fantasma Ameaça. Em 2004, Liam Neeson participou do drama biográfico “Kinsey”. E também do filme “Batman Begins”, no ano de 2005.
Do ano de 2008, até o ano de 2014, Liam Neeson participou da série “Taken”, de ação e suspense. Atuou também no filme “The Gray” do ano de 2011, e no filme “Silence”, do ano de 2016.
O ator também emprestou a voz aos personagens Aslan do filme The Chronicles of Narnia entre os anos de 2005 a 2010 e a do monstro titular no filme A Monster Calls do ano de 2016.
Liam Neeson – Infância
Liam Neeson é filho de Bernard “Barney” Neeson, que trabalhava como zelador em uma escola primária, denominada Ballymena Boys All Saints. Sua mãe, Katherine “Kitty” Neeson, era uma cozinheira.
Liam foi criado sob a religião católica romana. Por esse motivo, recebeu o nome de um padre local. Neeson tinha mais 3 irmãs, que se chamavam: Bernadette, Elizabeth, Rosaleen.
Liam Neeson cresceu em uma cidade onde a maioria das pessoas eram da religião protestante. E, por ser um católico, ele se tornou um pouco cauteloso. Em uma certa ocasião, ele falou que se sentia uma pessoa de “segunda classe” na cidade. Porém, relatou também que jamais foi forçado a se sentir “inferior ou até diferente”, na escola da cidade onde o protestantismo era predominante.
Liam Neeson admitiu ser uma pessoa sem muito interesse na área da política e da história do país da Irlanda do Norte, até o dia do domingo Sangrento do ano de 1972, quando se conscientizou a respeito dos protestos de outros colegas.
Esse acontecimento o fez se interessar mais em aprender sobre a história local. No ano de 2009, durante uma entrevista, Liam falou: “Eu nunca paro de pensar nisso [os problemas]. Conheço homens e meninas que foram autores de violência e vítimas. Protestantes e católicos. Faz parte do meu DNA”.
Liam começou a tomar aulas de lutas de box no All Saints Youth Club, quando tinha a idade de nove anos. Ele conquistou inúmeros títulos regionais, até o momento em decidiu parar. Na ocasião, ele tinha 17 anos. Na sua adolescência ele participou de inúmeras produções na escola.
Liam Neeson foi muito influenciado pelo criador do DUP (Partido Unionista Democrático), Ian Paisley, o que o fez se interessar em atuar e tomar a decisão de virar um ator.
Liam falou sobre Paisley: “Ele tinha uma presença magnífica e foi incrível vê-lo se afastando da Bíblia… estava agindo, mas também foi ótimo atuar e agitar também”.
No ano de 1971, antes de ir trabalhar na Guinness Rewery, liam matriculou-se na Queen’s University Belfast, para estudar Física e Ciência da Computação. Na universidade, Liam descobriu que tinha talento para jogar futebol, quando Seán Thomas o viu jogando no Bohemian FC. Liam Neeson disputou uma partida contra o time do Shamrock Rovers FC. No entanto, não chegou a assinar nenhum contrato.
Após deixar a universidade, Liam retornou para a cidade de Ballymena, onde teve inúmeros empregos. Alguns deles como motorista e operador de empilhadeira. O ator também estudou em uma faculdade por dois anos, na cidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, pouco antes de voltar para sua cidade Natal.
Teatro e Início da Carreira de Ator
No ano de 1976, Liam começou a estudar teatro no Lyric Players ‘Theatre, na cidade de Belfast. Local onde fez apresentações durante dois anos. No ano de 1977, Liam Neeson realizou a primeira participação cinematográfica de sua vida, quando interpretou Jesus Cristo, no filme “Pilgrim’s progress”.
No ano de 1978, ele se mudou para a cidade de Dublin, logo após ter ganhado um papel no “Says l, Says He”, drama do diretor Ron Hutchnson, sobre The Troubles, no centro Multi Diciplinar de artes, Project Arts Center.
O ator participou de inúmeras produções referentes ao Project, e entrou para o Abbey Theatre. No ano de 1980, o ator se apresentou na Translations, do diretor Brian Friel e Rea.
Ainda no ano de 1980, John Boorman, cineasta, viu Liam Neeson interpretando Lennie Small na peça “Of Mice and Men”, e deu a ele um papel em Arturiano Excalibur. Depois de trabalhar no filme “Excalibur”, o ator foi para a cidade de Londres, onde deu continuidade ao seu trabalho nos palcos, atuando em filmes pequenos e econômicos, e também na televisão.
Na época, o ator morava com Helen Mirren, uma atriz que conheceu enquanto trabalhava no filme “Excalibur”. Entre os anos de 1982 e 1987, ele participou de 5 filmes. Os principais deles foram ao lado dos atores Anthony Hopkins, e Mel Gibson no ano de 1984. Nos filmes “The Bounty” e “The Mission”, do ano de 1986, ao lado de Jeremy Irons e Robert De Niro.
Em 1986, Liam participou da série “Miami Vice”, na TV, e mudou-se para o bairro Hollyoowd. Neste mesmo ano, ele participou do filme “Suspect”, ao lado dos atores Dennis e Cher. No ano de 1988, Liam Neeson atuou no filme “The Dead Pool” interpretando Peter Swan, juntamente com Clint Eastwood.
Em 1990, o ator atuou no filme “Darkman”, de Sam Raimi, como protagonista. Mesmo com o sucesso do filme, os anos que se seguiram não foram muito bons para o ator. No ano de 1993, Liam Neeson, juntamente com Natasha Richardson, estrelou a peça “Anna Christie”, da Broadway. Os dois também fizeram o filme Nell, que teve o seu lançamento no ano de 1994.
Mesmo com atores como Mel Gibson, Kevin Costner e Warren Beatty, terem demonstrado interesse no papel de Oskar Schindler, no filme “A Lista de Schindler”, Steven Spielberg, diretor do filme, ofereceu o papel a Liam Neeson, depois de tê-lo visto atuando em “Anna Christie”. O ator teve a sua escalação confirmada no mês de dezembro de 92.
Depois de ler o livro escrito por Keneally, o ator disse que o seu personagem “gostava de brincar com os nazistas”. No livro, ele diz que ele era considerado uma espécie de palhaço por eles … se os nazistas fossem nova-iorquinos, ele era do Arkansas. Eles não o levavam a sério, e ele usou isso para o efeito”.
O filme ganhou o prêmio de melhor filme do ano de 1993, e Liam Neeson foi indicado ao Oscar como melhor ator. Depois de sua boa atuação no filme, o ator viu a demanda por seu trabalho aumentar consideravelmente. Ele interpretou Jean Valjean em “les Misérables”, do diretor Victor Hugo; e Dr. David Marrow, no filme “The Haunting”, do ano de 1999.
Ainda no ano de 1999, Liam Neeson interpretou o papel de Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, no filme “Star Wars: Episódio I- A Ameaça Fantasma”. George Lucas, o diretor do filme, disse que deu o papel para Liam Neeson porque achava ele um “ator mestre, que os outros atores vão admirar, que possui as qualidades de força que o personagem exige”.
Devido ao 1º filme da saga Star Wars está cercado por uma enorme especulação antecipada, a união de Liam com o filme teve início no Crown Bar, na cidade de Belfast. O ator falou a Ricki Lake: “Eu provavelmente não teria assumido o papel se não fosse pelo conselho de Peter King na coroa durante uma reunião lírica”.
Embora tenha tido um misto de críticas tanto de fãs quanto de críticos, o filme “A Ameaça Fantasma” se tornou um grande sucesso, e assim permaneceu como o filme da saga “Guerra nas Estrelas”, que teve mais sucesso financeiramente.
Na animação “Guerra nas Estrelas: As Guerras Clônicas”, que durou do ano de 2008 até 2014, Liam fez a reprise de mestre jedi Qui-Gon, emprestando a sua voz na terceira e na 6ª temporada.
No ano de 2008, o ator participou de “Taken”, um filme de ação produzido na França, e dirigido por Pierre Morel. No mesmo ano de 2008, o ator narrou o documentário intitulado “Black Holes: The Other Side of Infinity”, e também forneceu a voz ao personagem Aslan, no filme “The Chronicles of Narnia: Prince Caspian”. Liam também emprestou a voz a um personagem do filme “Hayao Miyazaki”, e “Ponyo on the Cliff by the Sea” que foi lançado no mês de agosto do ano de 2009.
No ano de 2010, ele interpretou Zeus no filme “Clash of the Titans”. O filme arrecadou, aproximadamente, 45 milhões de dólares no mundo todo, e foi um enorme sucesso. Liam Neeson também participou do filme “Atom Egoyan Chloe”, do ano de 2010.
Pouco tempo depois, ainda em 2010, Neeson interpretou John “Hannibal” Smith. Liam prosseguiu com as dublagens do personagem Aslan, na sequência do filme “As Crônicas de Nárnia”.
No ano de 2011, Liam participou do filme “Unknown”. Ainda em 2011, Liam Neeson participou da série “Life’s Too Short”. No fim desse mesmo ano, Liam interpretou o papel de um jornalista no filme “Arena da Guerra dos Mundos”, do diretor Jeff Wayne.
Em 2012, participou do filme “The Gray”, do diretor, Joe Carnahan. O ator também participou do filme “Taken 2”. No mesmo ano, Liam Neeson interpretou novamente Ra’s ai Ghul, no filme “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, último da trilogia dirigida por Christopher Nolan.
No dia 31 de janeiro, do ano de 2014, especulou-se que Liam participaria do filme “Silence”. Tempos depois, ele participou do filme “Non-Stop”, do ano de 2014, interpretando Bill Marks. Este filme foi lançado no dia 28 de fevereiro, do ano de 2014.
Liam também atuou no filme “A Walk Among The Tombstones”. Nele, o ator deu vida a um ex-policial chamado Matthew Scudder.
No ano de 2016, Liam Neeson narrou “RTÉ One” a respeito do Easter Rising, 1916, um documentário dividido em 3 partes. No ano de 2016, ele fez a dublagem do monstro em “Monster Calls”.
Vida Pessoal
Liam Neeson viveu junto com Helen Mirren no início da década de 80. Os dois se conheceram durante os trabalhos no filme “Excalibur”, do ano de 1981.
No ano de 1993, Liam conheceu Natasha Richardson quando participava de uma apresentação na peça “Anna Christie”, da Broadway.
Os dois casaram-se no dia 3 do mês de julho do ano de 1994. O casal teve dois filhos. No mês de outubro, do ano de 1998, o casal ganhou 50 mil euros por danos de difamação, após o Jornal Daily Mirror afirmar erroneamente que o casamento dos dois estava mal.
O dinheiro que eles ganharam foi doado às vítimas que sofreram o atentado na cidade de Omagh, no mês de agosto de 1998. Em agosto de 2004, o casal comprou um imóvel na cidade de Millbrook, em Nova York.
No dia 18 de março, do ano de 2009, Natasha faleceu em decorrência de um grave acidente, enquanto esquiava, o qual provocou um ferimento em sua cabeça. O acidente aconteceu no Mont Tremblant Resort. O ator doou os órgãos de sua amada, após a sua morte ser confirmada.
Liam Neeson tem três cidadanias: irlandesa, britânica e americana. Sua naturalização americana aconteceu no ano de 2009. Passadas décadas após sua formação na universidade de Queen’s University, em Belfast, o ator ganhou doutorado honorário. Fato que aconteceu na cidade de Nova York. O doutorado foi entregue pelo professor Peter Gregson.
No mês de março de 2011, Liam foi nomeado, pela UNICEF, como embaixador. O ator é patrocinador do CineMagic, que ajuda e incentiva os jovens no mundo da indústria cinematográfica.
Fumante inveterado, o ator conseguiu parar de fumar no ano de 2003, época em que trabalhava no filme “Love Actually”. Quando Liam Neeson foi interpretar “Hannibal”, ele ficou um pouco receoso quanto a fumar charutos, características do personagem no filme, devido ser um ex-fumante.
No mês de junho do ano de 2012, relatos de que Liam Neeson estava querendo se converter ao islamismo foram negados por sua assessoria. O ator simpatizou-se pelo Adhan, o que ocorreu no decorrer das filmagens do filme “Tomado 2”, na cidade de Istambul: “Na terceira semana, era como se eu não pudesse viver sem ele. Tornou-se realmente hipnótico e muito se movendo para mim de uma maneira muito especial. Muito bonita”. O ator disse também ter uma admiração pela prática de exercícios espirituais, provenientes do santo Inácio de Loyola.
Homenagens e Premiações
Liam Neeson ganhou a “Liberdade da cidadania de Ballymena” em 2000, mas o ator recusou tal premiação, alegando tensões. Depois da polêmica, o ator enviou uma carta para o conselho dizendo: “Sempre ficarei muito orgulhoso de minha educação e associação com a cidade e meu país de nascimento, que continuarei promovendo a cada oportunidade. De fato, considero o apoio duradouro, ao longo dos anos, de todas as seções da comunidade em Ballymena, como sendo mais do que suficiente reconhecimento por qualquer sucesso que eu possa ter alcançado como ator”. Passado algum tempo, no dia 28 de janeiro de 2013, Liam recebeu o prêmio, que foi entregue durante cerimônia realizada na cidade.
O ator também foi nomeado pela rainha Elizabeth II, como oficial da Ordem do Império Britânico. Liam Neeson foi homenageado pelo American Ireland Fund com o Performing Arts Award.
No ano de 2009, Liam ganhou seu doutorado Honorário na cidade de Nova York, da Queen’s University, Belfast. No dia 9 de abril, do ano de 2016, o ator foi homenageado pelo IFTA, do qual recebeu o Outstanding Contribution to Cinema Award.
No ano de 2017, Liam Neeson foi considerado um dos filantropos com mais influência e empreendedorismo social do mundo. No mês de janeiro, do ano de 2018, o ator recebeu o DSIAA (Distinguished Service for the Irish Abroad Award, entregue por Michael D. Higgins, presidente irlandês.