Nando Cunha: Longa Carreira no Teatro e TV

A novela “Salve Jorge” pode não ter agradado tanto quanto a antecessora “Avenida Brasil”, mas se mostrou uma oportunidade para revelar ótimos atores que até então não tinham tido muito destaque. O ator Nando Cunha, o Pescoço da trama, ganhou a sua chance de brilhar na pele do mulherengo e preguiçoso personagem.

Saiba mais sobre o ator que já trabalhou em algumas grandes produções televisivas, mas ainda não tinha chegado a um sucesso e repercussão tão grandes como com o personagem Pescoço.

O Começo da Carreira de Nando Cunha

Fernando Cunha dos Santos nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de agosto de 1966 e adorou Nando Cunha como nome artístico. Muitos não sabem, mas o ator é formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. No ano de 1994 enquanto estudava Letras fundou um grupo de teatro e passou a se dedicar a sua carreira artística.

Além de Letras o ator estudou Artes Cênicas, licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). No ano de 1995 ele atuou na peça Doidas Folias e logo depois atuou em Forrobodó, Noel Rosa, o Feitiço da Vila, O Mundo é Grande, Manual de Sobrevivência para as Grandes Cidades, O Último Dia, Obrigado Cartola, Geraldo Pereira, um Escurinho Brasileiro, Grande Otelo, Eta Moleque Bamba, Estatuto de Gafieira, Missa dos Quilombos, O Homem da Cabeça de Papelão e Assassinato no Motel.

Na TV Nando Cunha teve a sua primeira boa oportunidade na novela Deseja Proibido, em 2007, como o hilário soldado Brasil. No ano de 2010 foi a vez de Nando participar da microssérie Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor como o ator e humorista Grande Otelo.

Nesse mesmo ano ela ainda participou do seriado Força Tarefa e da novela das 18h Araguaia. Mesmo tendo feito personagens que tiveram algum destaque Nando ainda não era reconhecido nas ruas, por exemplo. Tudo isso mudou quando em 2012 ele se juntou a um grande elenco na novela “Salve Jorge” de Glória Perez.

O Pescoço

Na novela Salve Jorge Nando Cunha vive o folgado Pescoço que mora com Delzuíte (Solange Badim). Na trama ele é o padrasto de Lourdinha (Bruna Marquezine) e tem um tipo de envolvimento com Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues). O ator se mostrou bastante surpreso com a repercussão do personagem.

Acostumado a fazer tipos engraçados na TV Nando não estava acostumado a sair na rua e ser reconhecido. Em relação a isso o ator diz que o personagem foi um grande presente da autora Gloria Perez para ele. Uma curiosidade é que o personagem pescoço não existia inicialmente na trama.

Gloria Perez já havia convidado Nando Cunha para integrar o elenco da sua novela, mas para um outro personagem. Porém, quando ela criou a personagem Delzuíte decidiu que ela deveria ter um marido e acabou mudando o personagem de Nando. Com certeza ele não se arrepende de ter trocado de personagem, não é mesmo?

O ator comentou que Pescoço se tornou um personagem popular entre as mulheres que acham graça do seu jeitão cafajeste a moda antiga.

Os Momentos Marcantes de Nando Cunha Como Ator

Uma das maiores responsabilidades da carreira de Nando Cunha foi certamente interpretar Grande Otelo na microssérie “Dalva e Herivelto”. Antes de interpretar um dos maiores artistas da história do Brasil Nando se destacava com personagens engraçados como o soldado Brasil de Desejo Proibido.

Porém, o ator gosta de deixar claro que ele sabe fazer mais do que comédia e que pode interpretar personagens com mais profundidade emocional. Outro momento bastante marcante da carreira do ator foi um musical teatral em que ele interpretou Silas de Oliveira, um dos principais compositores de sambas enredos e fundador da escola de samba Império Serrano.

Interpretar uma personalidade do carnaval foi muito interessante para Nando Cunha, pois ele se define como um apaixonado pelo carnaval. Além disso, quando foi escolhido para o papel já estava na Império Serrano há anos. O ator também já havia feito parte de um grupo dedicado ao samba de raiz em que tocava junto com os seus primos e o irmão em algumas casas de show.

Entre os outros personagens que fizeram parte da história do samba Nando Cunha já interpretou Carlos Cachaça em “Cartola e a história do grande sambista” e ainda Ismael Silva o fundador da Escola de Samba Estácio de Sá.

Nando Cunha n Cinema

O ator já atuou em alguns filmes como o longa “Querô” de Carlos Cortez além do curta-metragem metragem “O Homem”, de Renê Sampaio. Por esse último trabalho citado ele ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Pernambuco. Junto com seu amigo Rodrigo Lombardi, Nando, participou também do curta-metragem “Simbologia de um crime”.

Uma outra participação bem legal de Nando Cunha no cinema que vale a pena ser vista é no filme “O assalto nosso de cada dia”, de Josias Pereira. Esse filme pode ser visto no Youtube e já teve mais de 300 mil acessos. É legal conferir também a esquete “A verdadeira história de Michael Jackson”. Nessa esquete podemos acompanhar uma apresentação cômica sobre o astro do pop em referência a aquele momento em que ele veio ao Brasil gravar um videoclipe.

Nando Cunha no Teatro

Um dos trabalhos mais recentes de Nando Cunha no teatro que merece a nossa atenção é a peça “O homem da cabeça de papelão” que foi escolhido como um dos dez melhores do ano de 2008 pelo Jornal O Globo.

São mais de 20 anos de profissão em que Nando Cunha reuniu trabalhos memoráveis e de grande qualidade. Para se ter uma ideia o ator já realizou trabalhos junto com grandes nomes do teatro como Sergio Brito em “O último dia”, em 2003. Esse espetáculo fala sobre a vida do padre e músico José Maurício Nunes Garcia.

No ano de 2003 Nando Cunha recebeu um prêmio como melhor ator pelo espetáculo infanto-juvenil “O mundo é grande”, da Cia Dramática de Comédia. Outro grande destaque de sua carreira foi o musical “Estatuto de Gafieira”, com direção de Aderbal Freire Filho no ano de 2004. Com certeza Nando Cunha é muito mais do que apenas o Pescoço de Salve Jorge.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *