Gilles Villeneuve Melanie Villeneuve

O automobilista canadense Gilles Villeneuve foi um destaque na Fórmula 1, sendo lembrado e homenageado mesmo anos após a sua morte.

Biografia – Início De Carreira 

Seu nome completo é Joseph Gilles Henri Villeneuve, nascido na Provícia de Quebec, na cidade de Saint-Jean-sur-Richelieu, no dia dezoito de janeiro de mil novecentos e cinquenta. Seu pai era afinador de piano, profissão simples. Ele começou sua carreira como piloto de snowmobile, competição realizada em seu país na neve, obtendo grande sucesso em pilotar nessa modalidade.

Depois, somente com vinte e cinco anos, em mil novecentos e setenta e cinco, iniciou sua carreira no ramo do automobilismo, inicialmente na Fórmula Atlantic. Nessa modalidade se sagrou campeão tanto do país, como norte-americano no ano de mil novecentos e setenta e seis, e no ano seguinte novamente se tornou campeão canadense.

Foi durante uma corrida no ano de mil novecentos e setenta e sete, onde haviam pilotos da fórmula 1, em que ele performou de forma impressionante e acabou derrotando o então campeão mundial da modalidade, é que ele foi convidado para participar da Fórmula 1, pela equipe da McLaren, onde estaria responsável pelo terceiro carro no Grande Prêmio da Grã-Bretanha.

Primeira Disputa E a Carreira Na Fórmula 1

Durante a sua primeira disputa dirigiu um modelo já mais antigo da equipe e largou no nono lugar. Passou por problemas mecânicos o que o fez terminar a corrida em décimo primeiro lugar. Devido a isso não foi mais convidado pela equipe da McLarren a disputar pela equipe.

Mas Gilles impressionava pelo seu estilo diferenciado e arrojado, o que lhe rendeu um convite para pilotar para a Ferrari, ainda no ano de mil novecentos e setenta e sete. Ele passou a pilotar então pela equipe da Ferrari, e seu nome no meio só crescia devido a sua performance diferenciada. Além de demonstrar uma rispidez e bravura sem igual nas pistas, ele ainda esteve no meio de diversos acidentes que marcaram a história da Fórmula 1. Em um desses acidentes o carro que Gilles dirigia foi lançado para as arquibancadas, atingindo dois espectadores que infelizmente faleceram devido ao acidente.

Gilles Villeneuve Correndo em um GP

Gilles Villeneuve Correndo em um GP

Em mil novecentos e setenta e nove ganhou um novo companheiro de equipe, e os dois chegaram em primeiro e segundo lugar, sendo o segundo lugar de Gilles no mundial. Ainda em mil novecentos e setenta e nove ele teve um de seus encontros mais memoráveis nas pistas, com um competidor da equipe da Renault. Os dois pilotos estavam tão empenhados que chegaram a ficar um ao lado do outro em um curva a mais de cento e cinquenta quilômetros por hora.

No auge de sua carreira, após duas vitória consecutivas e uma boa temporada no ano de mil novecentos e oitenta e um, ele era o piloto favorito da temporada seguinte. Como nas equipes de fórmula 1 há dois competidores, geralmente informam ao outro competidor da equipe o favoritismo, mas isso não ocorreu nesse ano, e o companheiro de equipe de Gilles acabou o ultrapassando ele e vencendo a disputa. Devido a isso houve uma crise interna na equipe, pois Gilles ficou profundamente magoado, havendo até boatos de que mudaria de equipe.

 

Morte 

Acidente Fatal De Gilles Villeneuve, No Gp Da Bélgica De Formula 1

Acidente Fatal De Gilles Villeneuve, No Gp Da Bélgica De Formula 1

Ainda na Ferrari, no dia oito de maio de mil novecentos e oitenta e dois, ocorreu um acidente durante a prova de qualificação para o Grande Prêmio da Bélgica, onde Gilles veio a falecer. Durante a prova, Gilles estava utilizando seu último conjunto de pneus para a qualificação quando ocorreu o acidente. Alguns dizem que ele estava tentando melhorar seu tempo, já o engenheiro da equipe disse que ele estava voltando aos boxes no momento do acidente.

O acidente ocorreu com um carro que estava retornando para os boxes, em velocidade mais lenta, onde o carro de Gilles bateu na traseira do outro carro e foi lançado ao ar. O carro voou cerca de cem metros e caiu no chão totalmente destruído. Gilles foi arremessado, preso ao assento e sem o seu capacete, até a borda de proteção da curva.

Em vista disso, diversos pilotos correram para ajudar, ao ver o rosto de Gilles estava azul e não respirava, mas ainda tinha pulso. Ele foi rapidamente entubado e transferido de helicóptero para o hospital. Lá foi constatado que ele havia sofrido uma fratura no pescoço, o que era fatal. Sua morte oficial ocorreu as vinte e uma e doze, quando a sua mulher chegou para vê-lo no hospital.

O acidente causou grande comoção do público e também dos competidores de Gilles, que o admiravam tanto dentro como fora das pistas.

Família

Guilles deixou sua esposa, Joann Barthe, e um casal de filhos, sendo eles Melanie Villeneuve e Jacques Villeneuve.

Melanie Villeneuve

Melanie Villeneuve

O filho segui a carreira do pai, sendo campeão da temporada de mil novecentos e noventa e sete da Fórmula 1.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pilotos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *