A Volta dos Backstreet Boys

Comemorando 20 anos de carreira em 2013, o grupo pop Backstreet Boys anunciou uma volta e com sua formação original. Kevin Richardson, o mais velho e que havia abandonado o quinteto, anunciou sua volta este ano nos shows. Com disco novo, o grupo promete não decepcionar seus fãs que os acompanham desde os anos 90.

Turnê Mundial e Novo Álbum

A volta do quinteto é completa. Em maio de 2013 foi anunciada uma turnê mundial para divulgar o novo álbum In a world like this, que traz de volta uma banda pop renovada, mais atual mas sem deixar suas raízes pop de lado. A música tema e single do álbum já foi lançada nas rádios, sem muito alarde, mas anda fazendo um relativo sucesso entre os fãs fiéis do grupo.

Dos jovens antigos, pouca coisa mudou. As baladas ficaram mais rápidas, o ritmo mais intenso e acompanhado a nova onda de DJs e eletrônico. In a world like this é a prova que não adianta mais apenas baladas românticas sem uma batida intensa que faça os fãs mexerem os esqueletos. No formato de meninos molhados dançando na chuva (Quit Playing Games With My Heart), não haveria mais espaço no cenário musical para os BSB.

A nova turnê começou na China, e já tem shows confirmados e com ingressos à venda nos Estados Unidos e alguns pontos da Europa. Menos presunçosos, os cantores de voz suave não buscam mais encher estádios e arrastar uma multidão como na turnê de 2000 de volta ao mundo ou nos shows de 1999 em que meninas desmaiavam só em ver o ônibus dos cantores passando nas ruas. Eles buscam espaços mais reservados e de menor lotação, mas cantando com o mesmo entusiasmo dos anos anteriores. A turnê de 2010 foi mais ou menos assim, e deu para faturar um pouco.

Indas e Vindas do Grupo

Do primeiro álbum da banda até sua primeira separação foram mais de 15 anos de sucesso intenso. O grupo se tornou um ícone da música pop. O segredo? Cinco garotos solteiros, cantando e dançando com carinhas lindas, alimentando o imaginário de adolescentes em todo o mundo. Não tinha como não dar certo, não é mesmo? Nick, Howie, A.J., Kevin e

Os primeiros álbuns do grupo, Backstreet Boys e Backstreet´s Back lançaram o grupo na mídia e estouraram nas rádios, em uma época onde as paradas de sucesso e pedidos do público ainda definiam quando uma música faria sucesso ou não. Aproveitando a onda de modismo do pop e sucesso em alta, lançou-se Millenium, igualmente febre em rádios e vendas, com uma super turnê ao redor do mundo de lançamento.

Black & Blue, quarto álbum dos Backstreet Boys, pode ser considerado o começo do declínio do grupo. Os vídeos já não eram tão vistos, os shows eram grandes mas sem tanta adesão do público e mal tocou nas rádios. Em 2001 veio a primeira coletânea de sucessos, Greatest Hits: Chapter One, com uma venda humilde e mostrando que já não havia tanto público para o quinteto que não fosse os fãs cativos.

Cinco anos depois os boys insistem na carreira e lançam Never Gone, um álbum humilde e ainda no estilo baladas, que não agradou ninguém além dos fãs. Esta época marca o começo de carreira individual dos grupos, quando cada um resolve investir em projetos pessoais e sua própria musicalidade. Brian casou, Howie, A.J. e Nick lançaram album solo e Kevin resolve sair do grupo. O primo de Brian e ‘irmão mais velho’ disse já não estar na idade para dançar e cantar no palco, ele já estava quase nos 40 e devia ir para outros rumos.

Andando em 4 agora, saiu ainda This Is Us em 2009, rendendo a turnê mundial sem o Kevin em 2010. Mas parece que sozinho o Kevin Richardson não é muita coisa, por isso ele voltou para a coletânea e ainda está no novo álbum do grupo, que mantém o estilo pop mas com muito mais agito que as baladas românticas I´ll Never Break Your Heart e As Long as you me. 

Backstreet Boys Sobrevive aos Fim das Boy Bands

Nos anos 90, não havia outro estilo musical tocando nas rádios e chegando primeiro lugar que a música pop, febre em todo o mundo. Mas este estilo já era uma volta do sucesso do final dos anos 80 do grupo New Kids On The Block, grupo que inspirou o lançamento dos Backstreet Boys. O formato de cinco garotos bonitos e solteiros dançando e cantando baladas românticas já tinha dado certo uma vez. Por que não daria de novo?

Os Backstreet Boys foram os pioneiros no mercado musical pop da época, mas abriram espaço para diversos ‘genéricos’ se lançarem na mídia, mas poucos resistiram ao tempo. Spice Girls é um dos grupos de meninas mais conhecidos em todo o mundo, mas finalizou a carreira antes mesmo do fim das boy bands. Westlife e Boyzone também sumiram do mapa. Os N´Sync, maiores ‘concorrentes’ de mercado dos BSBs, tentaram navegar até o final na onda pop, mas também pularam fora. 

Resistindo ao fim do pop tradicional e onda de estrelismo dos anos 90, poucos nomes ainda perduram da época de auge dos Backstreet Boys. Britney Spears ainda tenta continuar sua carreira, Christina Aguilera partiu para outros fins como o cinema e programas de TV para continuar na mídia e Justin Timberlake, ex N Sync, é o único que depois da separação de uma boy band conseguiu se sobressair melhor do que antes no mercado.

Juntos mesmo, apenas os BSBs são os que continuam sua carreira, com altos e baixos indas e vindas. Não lançam mais um álbum por ano e mal são vistos em programas de TV, mas ainda continuam com seus fãs fiéis que encheram casas de show no Brasil na turnê de 2010. Mais humildes, sem estádios, mas ainda assim foi uma boa turnê. Espera-se que o sucesso da última lista de shows seja repetido nos próximos. 

Sem Dinheiro?

O que teria levado os Backstreet Boys a investir novamente em uma turnê? Línguas ferinas da mídia dizem que o dinheiro anda faltando, mas esta especulação é considerada errada pelos boys, que já responderam esta pergunta: “por que agora?”. Howie é um investidor de imóveis na Flórida de sucesso, seguido por Brian e A.J. Os demais estão com carreira fraca, mas caminhando. Pode ser apenas saudades de reviver os singles de sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *